Notícias de Santa Catarina

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Roçador de São José ganha destaque como artista autodidata

Luciano do Carmo de Paula, 48 anos, atua na limpeza urbana de São José, mas nas horas vagas transforma papel e lápis em retratos cheios de emoção. Natural de Salvador, ele mora na cidade há quatro anos, onde encontrou trabalho e novas inspirações para sua arte.

Conhecido pelos colegas por seu talento, Luciano já presenteou o prefeito Orvino Coelho de Ávila com um retrato e realiza encomendas por WhatsApp. Suas obras retratam pessoas, animais e cenas do cotidiano, sempre com traços precisos e sensibilidade única.

Roçador de São José ganha destaque como artista autodidata
Conheça Luciano, roçador de São José que conquista espaço com retratos realistas e sonhos artísticos.

Paixão pelo desenho impulsiona carreira artística

A ligação com o desenho começou na adolescência, aos 18 anos, quando tentou registrar a imagem de um beija-flor que entrou em seu quarto. Na época, passou a ser chamado de “Neguinho da Beija-Flor” em sua comunidade, em Salvador. Mais tarde, inspirou-se no filme Titanic, praticando diariamente até alcançar os resultados que desejava.

Luciano nunca frequentou cursos formais de arte, tendo estudado apenas até a 4ª série do ensino fundamental. Mesmo assim, participou de concursos na Bahia, venceu dois deles e chegou a expor no museu de arte local, demonstrando a força do aprendizado autodidata.

Técnica e dedicação transformam desenhos em obras únicas

Cada retrato leva cerca de três dias para ser concluído. O artista utiliza lápis 6B e papel Canson A3, trabalhando principalmente durante a noite, em um ambiente calmo. Seu processo criativo se baseia em fotos enviadas pelos clientes, que encomendam os trabalhos por R$ 150,00, no número (48) 98473-1931.

Em São José, Luciano também atua em eventos comunitários, pintando crianças e compartilhando sua paixão pela arte. Seu maior desejo é realizar uma exposição em Santa Catarina para divulgar sua produção e conquistar novos públicos.

  • Luciano trabalha como roçador na Secretaria de Infraestrutura de São José
  • Iniciou no desenho aos 18 anos, em Salvador
  • Venceu duas competições de arte na Bahia
  • Utiliza lápis 6B e papel Canson A3 em seus trabalhos
  • Retratos custam em média R$ 150,00
  • Contato para encomendas: (48) 98473-1931
  • Sonha em expor suas obras em Santa Catarina

Compartilhe

WhatsApp
Facebook