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Obra urgente garante passagem segura de barcos na Barra

Barcos que acessam a Lagoa da Conceição pelo canal da Barra da Lagoa enfrentavam riscos há anos por causa do assoreamento do leito. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Florianópolis iniciou uma obra emergencial de dragagem para restabelecer a navegabilidade, em parceria com a Associação Empresarial da cidade.

O trecho de 550 metros junto à ponte da Barra será ampliado em largura e profundidade. A expectativa é devolver segurança à pesca artesanal e fluidez à atividade econômica tradicional, com impacto direto em diversas famílias da região.

Obra urgente garante passagem segura de barcos na Barra
Manutenção urgente na Barra da Lagoa devolve trafegabilidade ao canal.

Dragagem no canal da Barra da Lagoa evita colapso logístico

A ação envolve a retirada de 11 mil m³ de areia e sedimentos que comprometeram o fluxo das embarcações. Em pontos críticos, a largura do canal havia se reduzido a apenas 6 metros. A ausência de manutenção há duas décadas gerou um gargalo logístico na conexão entre o mar e a lagoa.

Estudos da Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente embasaram a operação, que vai utilizar draga hidráulica para realocar o sedimento em local seguro, mantendo o equilíbrio do corpo hídrico. A escolha da técnica reduziu o impacto ecológico e permitiu agilidade na liberação ambiental.

Segurança para embarcações e valorização da pesca artesanal

A pesca artesanal depende do tráfego constante de barcos de pequeno porte, especialmente durante períodos de safra, como o da tainha. A falta de profundidade vinha comprometendo a passagem segura dos barcos, com relatos de encalhes e avarias em cascos e motores.

Com a dragagem, a Prefeitura estima devolver ao trecho dimensões que possibilitem manobras com margem segura: 20 metros de largura e 2 metros de profundidade. O aumento da calha permite inclusive a reversão de rotas anteriormente abandonadas, garantindo maior acesso à lagoa.

Planejamento técnico e responsabilidade ambiental em destaque

O projeto conta com cooperação técnica entre a Secretaria de Infraestrutura, Floram, Defesa Civil e ACIF, seguindo diretrizes ambientais que evitam o despejo do sedimento fora do corpo hídrico. Todo o processo está sendo monitorado por equipes técnicas, com registros antes, durante e depois da dragagem.

Com uso de dados de batimetria, correntezas e análise granulométrica, a obra atende ao critério de mínima intervenção com máxima eficácia. A solução evita a dispersão do sedimento para áreas sensíveis e respeita o ciclo hidrológico local, um cuidado necessário em regiões de importância ecológica e econômica.

  • Dragagem iniciou nesta sexta-feira, 27 de junho
  • Trecho afetado fica ao lado da ponte da Barra da Lagoa
  • Obstrução comprometia embarcações e economia local
  • Canal passará a ter até 20 metros de largura
  • Profundidade ampliada para 2 metros em média
  • Obra licenciada e monitorada por órgãos ambientais
  • Pesca artesanal volta a operar com segurança e previsibilidade

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