A população da Lagoa da Conceição começou a sentir os efeitos da nova ponte nesta sexta-feira, 4 de julho, quando foi liberada a faixa direita da estrutura para tráfego em sentido único, das Rendeiras ao Centrinho. A entrega parcial contou com presença do prefeito, governador e comunidade.
Projetada para atender cerca de 20 mil veículos diários, a ponte representa solução para um gargalo histórico. A estrutura moderna favorece a fluidez do trânsito, a integração de modais e oferece melhorias ambientais e urbanísticas à região.
Parceria viabiliza travessia aguardada há décadas
A obra marca um raro exemplo de cooperação efetiva entre município e governo estadual. O investimento de R$ 53 milhões permitiu tirar do papel uma demanda de mais de 20 anos. Em termos técnicos, a ponte possui nove pilares e estrutura de concreto armado com guarda-corpos metálicos.
O cronograma prevê a conclusão total da ponte em setembro de 2025. A liberação parcial garante alívio imediato ao tráfego e dá fôlego às próximas etapas, que incluem demolição da ponte antiga e urbanização do entorno.

Mobilidade transformada com acesso organizado
O trânsito foi reorganizado para acomodar a nova dinâmica. Veículos que vêm do Centrinho acessam a nova ponte por um desvio controlado. O sentido inverso ainda depende da ponte antiga. A transição exige atenção e adaptação dos motoristas locais.
Do ponto de vista funcional, a largura de 17 metros da ponte atual dá conta do fluxo de automóveis, pedestres e ciclistas. A conexão com ciclovias da Tilag e das Rendeiras reforça a fluidez de modais sustentáveis na região.
Urbanismo integrado à mobilidade
O projeto da ponte extrapola os limites da engenharia e propõe um redesenho urbano da Lagoa da Conceição. A revitalização prevê praças, decks e áreas de lazer nos dois lados da travessia. Essas estruturas ocuparão o espaço antes destinado ao antigo acesso viário.
Já em construção, a praça no Centrinho trará paisagismo renovado, lixeiras, bancos e sanitários públicos acessíveis. A mesma proposta vale para a área das Rendeiras, que será urbanizada após a demolição da ponte antiga.
Terminal Lacustre conecta modais e amplia acessibilidade
A poucos metros da nova ponte, o Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira já opera com embarcações que ligam o Centrinho à Costa da Lagoa. Sua construção moderna inclui bancos de madeira, sanitários com acessibilidade e controle de acesso.
Esse terminal facilita a conexão entre transporte aquático e terrestre, integrando ciclovias, ônibus e embarcações. A presença de bicicletários reforça o incentivo ao transporte não motorizado, em sintonia com tendências globais de mobilidade sustentável.

Ponte promove equilíbrio ambiental entre lagoas
O projeto foi desenhado para atender não apenas ao trânsito, mas à natureza. A altura e o vão livres da nova ponte aumentam a circulação de água entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, melhorando a oxigenação e prevenindo acúmulo de matéria orgânica.
Autorizado pelo IMA e demais órgãos, o projeto passou por rigorosa análise ambiental. A engenharia favoreceu a criação de espaços abertos, permeáveis e visuais valorizados, gerando impacto positivo para o turismo, o meio ambiente e os moradores.
- Tráfego aberto pela faixa da direita no sentido Centrinho
- Estrutura permite ciclovia, passeios e acesso ao terminal
- Investimento de R$ 53 milhões com recursos estaduais e municipais
- Projeto ambiental melhora oxigenação entre lagoas
- Área urbana será revitalizada com praças e boulevard em 2025