São José, na Grande Florianópolis, ampliou suas ações para responder ao impacto de um aumento de 24,4 mil veículos na frota entre 2022 e 2025. Com quase um veículo para cada 1,3 habitante, a cidade encontrou na infraestrutura o caminho para equilibrar mobilidade e crescimento urbano.
O investimento em grandes obras viárias e a revisão do transporte coletivo buscam reorganizar o fluxo em áreas críticas. A construção do anel viário interno e a implementação de projetos de médio e longo prazo colocam São José no radar de cidades preparadas para o futuro da mobilidade.
Nova malha viária muda a dinâmica da cidade
A implantação de avenidas conectando bairros estratégicos diminuiu a pressão sobre os corredores tradicionais. O anel viário, com seis quilômetros, serve como via alternativa à BR-101 e deve absorver grande parte do tráfego que antes passava pelo centro.

Foram executadas obras de drenagem, instalação de galerias pluviais e pavimentação em ruas como a Avenida Prefeito Germano João Vieira e o trecho dois da Beira-Rio de Forquilhas. Os novos eixos prometem mais fluidez ao trânsito e conexão direta com polos residenciais e industriais.
Tecnologia e dados ajudam na tomada de decisões
A gestão da mobilidade em São José se apoia em ferramentas de georreferenciamento, sensores de tráfego e estudos demográficos. Dados do IBGE e da base de registros do Detran permitiram projetar os gargalos e traçar intervenções precisas, conforme o ritmo de crescimento urbano.
O município busca desenvolver uma mobilidade inteligente, onde a previsão de deslocamentos e a análise de rotas otimizadas possa, em breve, integrar aplicativos de mobilidade e sistemas de gestão pública.
Reconfiguração do transporte coletivo em andamento
As atuais linhas de ônibus passam por redesenho total. Pesquisas de campo com usuários indicam insatisfação com horários, superlotação e falta de integração. A proposta da Prefeitura inclui a criação de faixas exclusivas, embarque rápido e terminais com infraestrutura moderna.
Inspirado no modelo de BRTs, o novo sistema busca ser mais eficiente e competitivo frente ao transporte individual. Um dos objetivos é oferecer ao morador a opção de deixar o carro em casa por confiança no serviço público.

Caminhabilidade e bicicletas ganham protagonismo
Ciclovias começaram a ser incorporadas aos novos projetos viários. A meta é criar uma rede interligada que permita o uso seguro da bicicleta em deslocamentos diários. O incentivo é acompanhado de reformas em calçadas e instalação de rampas de acessibilidade em pontos-chave da cidade.
Em áreas escolares e comerciais, campanhas estimulam a adoção de percursos curtos a pé, como parte de uma transformação cultural que busca saúde, sustentabilidade e redução de tráfego motorizado.
Projetos futuros visam integração total da cidade
Com novos trechos já em fase de projeto, São José prepara ligações diretas entre vias estruturantes e bairros em expansão. Um dos destaques é a futura conexão entre a nova avenida do CTG Os Praianos e a Rua Vidal Vicente de Andrade, criando fluxo alternativo ao norte do município.
Outros planos envolvem a construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros, um corredor que vai além do transporte — abrigando lazer, cultura e esporte, com financiamento internacional via Fonplata.
- Frota da cidade já passa de 208 mil veículos
- Anel viário interno oferece nova alternativa à BR-101
- Transporte coletivo passa por remodelagem com foco em eficiência
- Projetos incluem ciclovias, calçadas acessíveis e cultura de caminhabilidade
- Investimentos superam R$ 200 milhões em mobilidade e urbanismo inteligente