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Infraestrutura: asfaltamento marca reta final da nova ponte da Lagoa

Florianópolis iniciou uma nova etapa nas obras da ponte da Lagoa da Conceição com o asfaltamento da travessia. A intervenção faz parte dos ajustes finais para a abertura parcial ao tráfego, prevista para o começo de julho. O projeto integra mobilidade, segurança e valorização do entorno natural.

A execução dos trabalhos vem transformando o visual e a funcionalidade do principal acesso sobre a lagoa. Com R$ 53 milhões investidos, a obra traz soluções para veículos, ciclistas e pedestres, além de melhorar a navegação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena.

Infraestrutura: asfaltamento marca reta final da nova ponte da Lagoa
Nova ponte da Lagoa recebe asfaltamento e prepara abertura parcial ao tráfego.

Nova fase de asfaltamento na maior obra de Florianópolis

O serviço iniciado contempla a pavimentação das duas pistas da ponte e das vias laterais no Centrinho e nas Rendeiras. O asfalto utilizado tem especificações que visam maior aderência e durabilidade, mesmo sob as condições úmidas típicas da região. Máquinas e equipes especializadas atuam para garantir precisão no nivelamento e compactação.

Iluminação e sinalização completam infraestrutura viária

Os trabalhos de iluminação e sinalização avançam junto ao asfaltamento. O sistema de iluminação adota lâmpadas LED de alta eficiência, enquanto a sinalização envolve a implantação de placas e dispositivos refletivos. O conjunto foi planejado segundo normas técnicas nacionais para reforçar a segurança e orientar o tráfego.

Trânsito local passará por alterações com a nova ponte

Com a abertura parcial, motoristas que seguem pela nova ponte no sentido Rendeiras usarão a faixa da direita. O tráfego contrário continuará na ponte antiga até a liberação total da nova estrutura. As rotas no Centrinho foram redesenhadas para otimizar os fluxos e facilitar o acesso ao comércio e ao terminal lacustre.

Aspectos técnicos demonstram avanços da travessia

O projeto executivo prevê uma altura livre de seis metros na maré cheia e um vão de 30 metros, beneficiando a circulação de embarcações. A estrutura, com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, integra faixas de rolamento, ciclovia e passeios. Estudos indicam que a nova geometria vai permitir melhor escoamento do tráfego e integração com ciclovias existentes.

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Revitalização no entorno da ponte transforma paisagem urbana

Além da ponte, o projeto inclui praças, boulevard e novos espaços públicos no Centrinho e nas Rendeiras. A praça em implantação no Centrinho terá 650 metros quadrados e contará com sanitários acessíveis, bancos e paisagismo renovado. O boulevard previsto no lugar da ponte antiga proporcionará área de contemplação e lazer, com conclusão prevista até 2025.

  • Pavimentação abrange toda a travessia e acessos
  • Instalação de LED e sinalização reforça segurança
  • Tráfego parcial na nova ponte e ajustes viários
  • Estrutura terá maior altura e vão para embarcações
  • Entorno ganhará praças, boulevard e novos espaços

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