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Nova estrutura de tecnologia assistiva transforma inclusão nas escolas de Florianópolis

Na busca por fortalecer a inclusão de estudantes com deficiência, Florianópolis inaugurou o Laboratório de Tecnologia Assistiva Educacional (LABTAE) em 12 de novembro. O espaço, localizado no Abraão, reúne mais de 40 recursos tecnológicos que apoiam o aprendizado e promovem autonomia. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação e integra o plano de ampliação de acessibilidade nas escolas da rede pública.

Nova estrutura de tecnologia assistiva transforma inclusão nas escolas de Florianópolis
Novo laboratório em Florianópolis amplia a acessibilidade e transforma o ensino inclusivo com tecnologia assistiva para estudantes da rede pública.

Tecnologia assistiva educacional como ferramenta de inclusão

O LABTAE opera como um ambiente de formação e experimentação, voltado tanto a estudantes quanto a profissionais da educação. O espaço disponibiliza equipamentos adaptados — entre eles teclados personalizados, mouses ergonômicos, vocalizadores e abafadores de ruído — desenvolvidos para atender diferentes necessidades sensoriais e motoras.

Educadores têm utilizado o laboratório para explorar soluções pedagógicas inovadoras. O objetivo é construir práticas que estimulem o aprendizado com autonomia, utilizando tecnologias que tornem o ensino mais inclusivo e dinâmico.

Florianópolis reforça compromisso com a acessibilidade educacional

Desde o início de 2023, a Prefeitura tem expandido o uso de dispositivos assistivos nas escolas e nas 81 Salas Multimeios. Esses espaços oferecem suporte especializado a estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. Cada caso recebe análise individual para definir quais recursos melhor atendem às necessidades pedagógicas.

O LABTAE consolida uma política pública baseada na inovação e na equidade. Ao conectar tecnologia e inclusão, Florianópolis posiciona sua rede municipal como referência nacional em acessibilidade educacional.

Pontos-chave:

  • LABTAE inaugurado em 12 de novembro no bairro Abraão.
  • Equipamentos adaptados garantem autonomia aos estudantes.
  • Espaço serve para formação e pesquisa de práticas inclusivas.
  • Projeto reforça compromisso municipal com educação acessível.

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