Florianópolis se prepara para distribuir um material único voltado ao ensino de Libras. Criado por professoras da Escola do Futuro Tapera, o conteúdo combina pedagogia e tecnologia, com versões impressa e online disponíveis gratuitamente.
A iniciativa valoriza a identidade cultural local e estimula a autoestima dos estudantes, que participam diretamente da criação do material.

Criação com foco em inclusão
A apostila traz sinais adequados à realidade da comunidade surda da região, preenchendo uma lacuna no ensino. Materiais prontos encontrados na internet, segundo especialistas, não atendem às especificidades linguísticas, dificultando a aprendizagem de Libras.
Pesquisas na área de linguística apontam que materiais regionais reduzem em 30% os erros de interpretação na comunicação em Libras, aumentando a eficácia do aprendizado.
Engajamento estudantil no processo
Os alunos aparecem em fotos e atividades presentes na apostila, tornando-se parte fundamental do conteúdo. Essa abordagem desperta pertencimento e contribui para um aprendizado mais prazeroso e duradouro.
As professoras Michele Dias e Thais Henn utilizam ferramentas digitais para criar um material visualmente atrativo e acessível.

Avanço no Projeto Libras Mídias
O desenvolvimento faz parte do Projeto Libras Mídias, que busca modernizar o ensino da língua e fortalecer a inclusão nas escolas municipais. O lançamento oficial está previsto para o final do ano letivo.
- Apostila gratuita com versões física e digital
- Sinais adaptados à realidade local
- Participação ativa dos estudantes
- Projeto voltado à inclusão escolar
- Conclusão prevista para este ano

