Barcos que acessam a Lagoa da Conceição pelo canal da Barra da Lagoa enfrentavam riscos há anos por causa do assoreamento do leito. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Florianópolis iniciou uma obra emergencial de dragagem para restabelecer a navegabilidade, em parceria com a Associação Empresarial da cidade.
O trecho de 550 metros junto à ponte da Barra será ampliado em largura e profundidade. A expectativa é devolver segurança à pesca artesanal e fluidez à atividade econômica tradicional, com impacto direto em diversas famílias da região.

Dragagem no canal da Barra da Lagoa evita colapso logístico
A ação envolve a retirada de 11 mil m³ de areia e sedimentos que comprometeram o fluxo das embarcações. Em pontos críticos, a largura do canal havia se reduzido a apenas 6 metros. A ausência de manutenção há duas décadas gerou um gargalo logístico na conexão entre o mar e a lagoa.
Estudos da Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente embasaram a operação, que vai utilizar draga hidráulica para realocar o sedimento em local seguro, mantendo o equilíbrio do corpo hídrico. A escolha da técnica reduziu o impacto ecológico e permitiu agilidade na liberação ambiental.
Segurança para embarcações e valorização da pesca artesanal
A pesca artesanal depende do tráfego constante de barcos de pequeno porte, especialmente durante períodos de safra, como o da tainha. A falta de profundidade vinha comprometendo a passagem segura dos barcos, com relatos de encalhes e avarias em cascos e motores.
Com a dragagem, a Prefeitura estima devolver ao trecho dimensões que possibilitem manobras com margem segura: 20 metros de largura e 2 metros de profundidade. O aumento da calha permite inclusive a reversão de rotas anteriormente abandonadas, garantindo maior acesso à lagoa.
Planejamento técnico e responsabilidade ambiental em destaque
O projeto conta com cooperação técnica entre a Secretaria de Infraestrutura, Floram, Defesa Civil e ACIF, seguindo diretrizes ambientais que evitam o despejo do sedimento fora do corpo hídrico. Todo o processo está sendo monitorado por equipes técnicas, com registros antes, durante e depois da dragagem.
Com uso de dados de batimetria, correntezas e análise granulométrica, a obra atende ao critério de mínima intervenção com máxima eficácia. A solução evita a dispersão do sedimento para áreas sensíveis e respeita o ciclo hidrológico local, um cuidado necessário em regiões de importância ecológica e econômica.
- Dragagem iniciou nesta sexta-feira, 27 de junho
- Trecho afetado fica ao lado da ponte da Barra da Lagoa
- Obstrução comprometia embarcações e economia local
- Canal passará a ter até 20 metros de largura
- Profundidade ampliada para 2 metros em média
- Obra licenciada e monitorada por órgãos ambientais
- Pesca artesanal volta a operar com segurança e previsibilidade

