Na manhã do dia 22 de maio, estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos do polo Frei Damião de Palhoça conheceram de perto as instalações do Instituto Federal de Santa Catarina, no câmpus São José. A ação buscou motivar os alunos ao apresentar trajetórias possíveis após a conclusão do ensino fundamental.
Durante a visita, as turmas puderam dialogar com professores, explorar laboratórios e entender como funciona a rotina de quem decide seguir pelos caminhos da formação técnica. O impacto foi imediato: muitos começaram a repensar seus objetivos.

Formação técnica atrai novos olhares
Estudantes que nunca haviam cogitado cursar uma formação técnica passaram a considerar essa possibilidade. O contato com os espaços físicos e os relatos dos profissionais ampliaram o entendimento sobre o que é possível após a EJA. A curiosidade gerada trouxe novas perguntas e novos planos.
Informações compartilhadas pelos professores destacaram como cursos técnicos integrados podem ser acessados por meio de processos seletivos gratuitos e presenciais. O senso de oportunidade cresceu entre os participantes da visita.
Motivação gerada pela vivência concreta
Pisar em um campus federal mexe com a percepção de pertencimento. Alunos da EJA, muitas vezes marginalizados socialmente, encontram nesses espaços o incentivo que faltava. O ambiente acolhedor e estruturado do IFSC colaborou para que os estudantes visualizassem novos caminhos e possibilidades reais.
Mesmo aqueles com rotinas exaustivas entre trabalho e estudo demonstraram disposição em seguir investindo na educação. A troca de experiências com estudantes técnicos e docentes reforçou a motivação para seguir aprendendo.
Impacto social da Educação de Jovens e Adultos
A EJA não cumpre apenas a função de retomar conteúdos escolares. Funciona como um eixo de transformação social ao reintegrar cidadãos ao ambiente educativo. O contato com o IFSC materializou o discurso de que o estudo pode mudar destinos. Os alunos voltaram com mais clareza sobre as etapas que podem seguir.
Políticas de valorização da EJA garantem não só acesso, mas dignidade. Formar adultos com base sólida representa impacto direto nas famílias, comunidades e no mercado de trabalho.
- Turmas do polo Frei Damião visitaram o IFSC São José
- A visita foi marcada por diálogo e experiência prática
- Alunos conheceram laboratórios e programas técnicos
- Ação reforçou o papel transformador da EJA
- Interesse dos estudantes por cursos técnicos aumentou após a visita