Notícias de Santa Catarina

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Corredores de ônibus do BRT começam a sair do papel na capital

Assinado nesta segunda-feira (19), o convênio entre a Prefeitura de Florianópolis e o Ministério das Cidades marca o início da implantação do sistema BRT na capital. A cerimônia ocorre às 10h e garante a liberação de R$ 159 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento.

O projeto cobre dois trechos de corredores exclusivos e inclui a adaptação da avenida Mauro Ramos. A proposta prevê nove estações e 20 abrigos, com execução escalonada ao longo de três anos, após licitação e revisão técnica.

Corredores exclusivos e integração com o centro da cidade

O trecho inicial do sistema, entre o TITRI e o Saco dos Limões, busca atender áreas com elevado fluxo diário. O traçado acompanha vias próximas à Universidade Federal de Santa Catarina e cruza bairros densamente povoados.

Corredores de ônibus do BRT começam a sair do papel na capital
Primeiros 5,2 km do BRT em Florianópolis terão faixas exclusivas e nove estações. Obras começam após licitação prevista para até 8 meses.

A proposta de requalificação da avenida Mauro Ramos, com seus 2,67 km, serve de ligação entre o centro e a Beira-mar Norte, articulando o eixo leste com os principais pontos da cidade. A reconfiguração da via inclui a exclusão de faixas para automóveis e inserção de infraestrutura específica para os ônibus articulados.

Alta capacidade e velocidade como pilares do sistema BRT

O conceito de Bus Rapid Transit se baseia na separação física entre ônibus e carros. Com isso, o sistema consegue operar com maior velocidade média e menor tempo de parada. Veículos articulados, estações pré-pagas e embarque em nível facilitam o fluxo de passageiros.

De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, cidades que adotaram o BRT verificaram aumento na satisfação dos usuários, além de ganhos operacionais e menor emissão de poluentes por passageiro transportado.

Impacto direto na mobilidade urbana da capital

A implantação do BRT altera a dinâmica de deslocamento ao criar um eixo de mobilidade de alta eficiência. A expectativa técnica é de que o novo sistema desafogue os corredores mais congestionados e estimule a troca do carro pelo transporte coletivo.

Mesmo com a necessidade de desapropriações em parte do trajeto, o impacto positivo sobre a fluidez viária e o tempo de deslocamento deve compensar as intervenções. A experiência de Curitiba, Bogotá e Belo Horizonte oferece referências para o modelo em construção.

Infraestrutura visa conforto e segurança do usuário

O projeto prevê estações fechadas com controle de acesso, telhados termoacústicos e painéis de informação. Os abrigos receberão iluminação, cobertura lateral e suporte para acessibilidade universal. Todos os elementos devem seguir a legislação de mobilidade urbana e normas técnicas da ABNT.

A modernização desses pontos busca criar uma experiência de embarque mais segura e eficiente, com redução de tempo de espera e proteção contra as intempéries. A instalação de sistemas digitais integrados deve ampliar o controle operacional do sistema.

Licitação pública encerra fase preparatória do projeto

Após a assinatura do convênio, o próximo passo envolve a revisão técnica do projeto com a empresa contratada. Em paralelo, a documentação segue para a Caixa Econômica Federal, que avaliará a conformidade antes do lançamento da licitação.

A estimativa é de que a licitação ocorra entre seis e oito meses, com início das obras logo após. Durante esse período, o município deverá intensificar a comunicação com a população sobre desvios temporários, obras noturnas e prazos de execução por etapa.

Pontos principais

  • Florianópolis assina convênio para dar início ao BRT com verba federal
  • Trechos iniciais cobrem 5,2 km entre TITRI e Saco dos Limões
  • Avenida Mauro Ramos será adaptada com faixa exclusiva de ônibus
  • Infraestrutura terá nove estações modernas e 20 novos abrigos
  • Obras devem começar após licitação prevista para até oito meses

Compartilhe

WhatsApp
Facebook